Foto: Arquivo pessoal

Aini, de 18 anos, foi aprovada em Harvard, uma das maiores universidades dos Estados Unidos. Natural de Urupema, na Serra catarinense, a estudante passou anos se dedicando ao estudo.

Catarinense prodígio passa em Harvard aos 18 anos 

Foto: Arquivo pessoal

Aini do Rio Apa Vicenzi recebeu a notícia de que foi aprovada na universidade no dia 27 de março, no famoso Ivy Day.

Aprovação

Foto: Arquivo pessoal

A família, que sempre apoiou e incentivou Aini, comemorou muito a aprovação da estudante. 

Reação da família

Foto: Banco de imagens

A rotina era repleta de reuniões, aulas em período integral e muito estudo. Para ir para a escola, Aini pegava um ônibus de Urupema para Lages nas segundas, logo pela manhã, e voltava para casa apenas às sextas.

Rotina de estudos

Foto: UFSC, Divulgação

Aini passou em Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) pelo vestibular e em Engenharia eletrônica na UFSC pelo ENEM.

Outras aprovações

Foto: Arquivo pessoal

Aini sempre gostou de participar de projetos acadêmicos. Aos 15 anos, a jovem fez um intercâmbio de estudos para a Índia junto com outros estudantes

Projetos

Foto: Arquivo pessoal

Em 2024, Aini se tornou a primeira Astronauta Análoga catarinense, quando se formou em uma startup de incentivo à ciência de três dias.

Prodígio da astronomia

Foto: Arquivo pessoal

Ainda no ano passado, Aini fez um intercâmbio para a Alemanha para participar de um acampamento astronômico, onde pôde construir e lançar foguetes.

Prodígio da astronomia

Foto: Arquivo pessoal

A estudante também participou do intercâmbio internacional TechGirls 2023, nos Estados Unidos, e do AFS Global STEM Academies 2022, um intercâmbio social voltado para ciência

Mais projetos

Foto: Banco de imagens

Aini ganhou uma bolsa completa da faculdade, que pagará todas as suas despesas. As aulas devem começar em setembro e Aini deve embarcar sozinha para o país em Agosto.

Voo aguardado

Foto: Arquivo pessoal

A jovem pensa em ser pesquisadora na área de exoplanetas e ondas gravitacionais, assuntos que pretende explorar mais em Harvard.

Planos futuros